Guardiões da Defesa


Matéria de Patrícia Cabral
Assessoria de Imprensa
CCR - Cascavel Clube Recreativo

Cascavel Clube Recreativo, tem hoje a terceira melhor defesa do Estadual 2010.O time marcou 13, tomou 9, e tem saldo de 4 gols.O grupo tem no elenco: Felipe Jacques, Ciro, Tininho, Rodrigo, Leonardo, Alex e Jefferson. São zagueiros experientes e também jovens, que estão à disposição do esquema tático do Técnico Elói Kruger.

Normalmente, os defensores centrais possuem alta estatura, cerca de 1,80m / 1,83 m , o que permite a disputa de bolas aéreas com cabeceio. “Muitas vezes, precisamos compensar a estatura, com impulsão, por isso a parte física é importante”, comenta Ciro, que é também capitão da equipe.

“Nosso trabalho exige coragem , força, liderança. Precisamos tomar decisões rápidas e com responsabilidade” completa.

O preparador físico José Guedes, destaca também, que um zagueiro precisa ter bom tempo de bola, bom tempo de reação e força explosiva: “ Como o atleta participa de muitas jogadas divididas, é importante fortalecer a parte muscular, para aguentar a pressão e as pancadas, na hora de uma jogada dividida, diminuindo o risco de lesão.” explica.

Todos sabem que a principal função do zagueiro é evitar que os atacantes adversários criem possibilidades de gol, porém, Rodrigo, além de desempenhar muito bem suas funções na posição, já marcou dois gols para o Cascavel: “ Em algumas situações de bola parada eu me apresentei na área e acabei tendo a felicidade de estar bem posicionado e marcar , mas meu foco é desempenhar bem minha função, ser obediente taticamente e contribuir com a equipe.”

Outra característica nos zagueiros do Cascavel C R é a forte marcação, necessária para bloquear os adversários, porém, é baixo o número de faltas cometidas pelos jogadores da Serpente. Até a 9ª rodada, apenas Ciro cumpriu suspensão por três cartões amarelos; Rodrigo e Tininho apenas um. "Precisamos ter maturidade para roubar a bola,com firmeza, sem cometer faltas violentas"diz Ciro.

Alex, Jefferson, Leonardo e Felipe Jacques são jogadores novos, com idade entre 18 e 20 anos. Leonardo e Alex vieram da equipe Junior, são da base do Cascavel C R ,e tem consciência das obrigações , dificuldades e das responsabilidades que tem em campo jogando na posição: “O dia a dia de treinamento é muito importante para nós. Temos contato com jogadores mais experientes, como o Ciro, Rodrigo, Tininho, e procuramos sempre observar, prestar atenção no posicionamento, e absorver tudo que possa contribuir com nosso futuro ” comenta Alex.

O curitibano Felipe Jacques, apesar da pouca idade, se mostra maduro e muito focado em campo : "Temos obrigação de estarmos preparados para ajudar a equipe sempre. Trabalhamos com objetivo de jogar, ser relacionado, ser titular. Nosso grupo tem qualidade, e jogadores de alto nivel na posição,dando muitas opções para o Técnico e por isso precisamos ter responsabilidade e trabalhar com compromisso" afirma.

Para Tininho, o bom desempenho dos zagueiros só é possível, graças ao trabalho de toda a equipe, cada um na sua posição “Não temos uma boa defesa só por conta dos zagueiros. Todos do time colaboram para um bom desempenho. Temos uma boa organização tática, nosso sistema defensivo trabalha entrosado, desde goleiros, laterais, até o ataque.”comenta.

E como diria Jorge Benjor ” Para ser um bom zagueiro não pode ser muito sentimental, tem que ser sutil e elegante ter sangue frio, acreditar em si e ser leal.”


Comentários