CAP - 86 anos de paixão e amizade!


Como paixão verdadeira é algo que eu valorizo pra caramba, trago o lindo texto do meu amigo Júlio César Carignano (foto) - Brilhante Jornalísta. Inclusive foi publicado hoje na Gazeta do Paraná.



Clube Atlético Paranaense - 86 anos de paixão e amizade!


Do alto da Rua XV de Novembro, um dos pontos mais tradicionais da capital paranaense, mas especificamente no Café do Comércio, nasce o meu mais ‘velho amigo’, que completa hoje 86 anos. Lá foi concebido o clube mais popular do futebol do nosso Estado, o Clube Atlético Paranaense, ou simplesmente o ‘Trétis’, fruto da fusão do ‘rubro’ América e do ‘negro’ Internacional.
A primeira partida oficial não poderia ser mais apropriada, pois não foi apenas a primeira vez do rubro-negro, mas o pontapé inicial para a maior rivalidade do Paraná: o ATLE-tiba. Fundado 12 anos antes, o Coritiba, de alcunha ‘coxa-branca’, era o mais importante time do Estado, mas sucumbiu diante do ‘debutante’ rubro negro. 2 a 0 fora o baile!
Mais tarde, em 1949, nasce o esquadrão da dupla Jackson e Cireno, que foi primeiramente chamado de ‘Tufão’ pelos jornais, porém ao perceberem que o vento ainda era mais forte, recebeu o apelido de ‘Furacão’. Já em 1968, entra em cena o grande Barcímio, o ‘Sicupira’, que não tive a felicidade de ver jogar, mas que em virtude do advento das ‘novas tecnologias’, já guardo na memória a pintura do gol de bicicleta em sua estreia contra o São Paulo, na Vila Capanema.
Essa introdução é só uma parte da história deste ‘amigo’ que completa nesta sexta-feira 86 anos. Como o espaço é curto para contar todos seus feitos, tomarei a liberdade de seguir com um texto pessoal, misto de desabafo e saudosismo de um ainda jovem ‘quase trintão’.
Se nossas famílias já amamos desde o berço, tenho que confessar que escrever sobre o Atlético é como escrever de minha ‘primeira paixão’. Falar do rubro-negro é viajar no tempo e voltar ao final dos anos 80 e início dos 90. Na época já tinha plena convicção do ‘uniforme de guerra’ que iria usar para o resto da vida, mas foi somente nesta fase que comecei a frequentar aquele que para mim sempre foi o ‘antro’ mais empolgante que já conheci.
Lembro em especial de duas oportunidades; meus pontapés iniciais na antiga quadra anexa ao Joaquim Américo, e principalmente, ao subir a rampa do ‘Caldeirão do Diabo’, certa vez com meu pai e outra com meu avô, torcedores do extinto ‘Boca Negra’ e dos ‘verdes’, respectivamente, mas que não hesitavam em me levar aos jogos e treinos do time do meu coração.
Para um garoto do alto de seus 9 ou 10 anos era uma cena de arrepiar. Na rampa, aquele grande ‘CAP’ de pedra, um ‘bando de malucos’, com grandes bandeiras com caveiras pintadas, faixas e instrumentos de percussão. Ao começar as ‘batalhas’ pensava se aquelas estruturas um tanto precárias do antigo tobogã eram seguram, pois tremiam junto com a adrenalina dos apaixonados.
Arrepio maior então ao ouvir pela primeira vez - desta vez em que ‘campo inimigo’ nas ruínas do Major Pereira - a famosa paródia de The Wall, pois, ao mesmo tempo também começava meus prazeres pela música do ‘dito cujo’, o rock. Minha imaginação fluía de tal forma que conseguia visualizar Roger Waters e David Gilmour mandando em melodia, a ‘coxarada’ para o lugar ‘que é deles de direito’.
Bem, paro por aqui com meu saudosismo, pois há anos estou a mais de 500 quilômetros longe de nosso ‘campo de batalha’. Também não sou um ‘veterano’ e há outros apaixonados que podem descrever com maior riqueza de detalhes o sentimento que lhes falo.
Enfim, 26 de março é uma data especial, o aniversário de um ‘grande amigo’, que a cada encontro - mesmo a distância - extravaso emoções e dou um tempo nos percalços do dia a dia. Como qualquer amigo, ele proporciona grandes alegrias e também decepções, mas como amigo fiel, não posso me furtar de perdoá-lo.
Em nome desta ‘amizade’ e de todos atleticanos, fica os parabéns aos 86 anos do time de maior torcida do Paraná e a todos os fanáticos que vestem o manto rubro-negro, assim como no verso de Zinder Lins, “somente por amor”.

Júlio César Carignano
jornalista - jc.carignano@gmail.com


Comentários

  1. Magela, pena que o Furacão vai abrir as pernas para a Cobra amanhã. Vamos dar um grande presente para eles.

    Cidão do Parque

    ResponderExcluir
  2. Magela parabéns por homenagear nóis, tomara que seja um bom jogo hoje.

    Zé Furacão

    ResponderExcluir

Postar um comentário