Pesquisa mostra que o Corinthians tem a maior torcida no Paraná



Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisa, em todas as regiões do Estado do Paraná, mostrou que as maiores torcidas de futebol não são de Atlético-PR, Coritiba ou Paraná, como se poderia supor. O maior contingente de torcedores do Estado é de corintianos.
Time Percentagem
Corinthians 12,5%
Atlético-PR 9,6%
Palmeiras 7,6%
Coritiba 7,5%
São Paulo 6,5%
Flamengo 6,2%
Santos 4,3%
Paraná 3,2%
O levantamento, considerado um dos maiores já realizados no Brasil, ouviu 101.981 pessoas, em 68 cidades paranaenses, e durou nove meses, de fevereiro a novembro deste ano. Os números finais foram divulgados neste domingo pelo jornal "Gazeta do Povo".
No final, o resultado apontou os seguintes números: o Corinthians lidera no Estado, com 12,5%. O Atlético vem a seguir, com 9,6%, e o Coritiba, com 7,5%, disputa um empate técnico com o Palmeiras, que registrou 7,6% das preferências. O Paraná Clube é apenas oitavo colocado, com 3,2%. São Paulo, 6,5% e Flamengo, 6,2%, superam o Tricolor paranaense.
Na disputa na capital, Curitiba, o Atlético também leva vantagem sobre o Coxa. De acordo com a pesquisa, 24,6% dos curitibanos se declaram atleticanos, com 21,3% de coxas-brancas. Os números se repetem na Região Metropolitana, com 19,1% contra 14,8% a favor dos atleticanos.
Outros dados das pesquisa mostram que o grande número migrantes de outros Estados contribui para a pulverização das torcidas de futebol no Paraná e o pouco apelo dos clubes de Curitiba no interior.
É o caso da região Oeste, colonizada, entre as décadas de 20 e 70, predominantemente por gaúchos. Na maioria das principais cidades de região a preferência é por Internacional e Grêmio, quando o assunto é futebol.
Graças ao peso do Oeste, os dois rivais gaúchos aparecem em nono e décimo lugares, na pesquisa. O Tricolor tem 2,6% dos torcedores paranaenses, contra 1,4% do Colorado.

Comentários