Base do CCR vive um bom momento


Pela primeira vez, depois de muito tempo de trabalho, estou tendo contato com categorias de base, e a cada dia que passa, tenho mais certeza de que ela é tão importante na vida de um jogador, que influenciará toda sua carreira, e sua vida, e se não for direcionada de maneira correta, e com responsabilidade, poderá ter resultados que marcarão para sempre a história de um jogador. Quando se trabalha com categorias de base, não está se trabalhando apenas com um craque em potencial, mas sim, com um garoto que passa por transformações físicas e psicológicas, e acima de tudo, se trabalha com sonhos.
Todos eles se imaginam apresentando seu talento em um grande clube do seu país, ou do mundo, e para isso, grande parte deles saem de suas cidades, suas casas em busca disso, e não é fácil. Não só com relação a oportunidade e conseguir uma equipe, mas de adaptação ao clima, pessoas, alimentação, convivência. Cobrar de um menino de 17, 18 anos postura de adulto, fazer com que ele saiba lidar com situações rotineiras, como pagar suas contas, lavar sua roupa, morar com outras pessoas, sentir saudade de casa, ou da comida da mãe. Conheço pessoas que conseguiram fazer isso só com 25, 30 anos. Precocemente, antes de colecionar títulos, eles colecionam responsabilidades.
Categorias de base não forma apenas um futuro jogador. É formação de caráter, de personalidade e porque não , de resgate de valores, por muitos esquecidos ou perdidos .
Apesar de possuírem pouca idade, devem agir com postura de gente madura, de profissional. Devem vestir a camisa do time, como se usassem algo sagrado, que simboliza a paixão do torcedor, e que deve ser extremamente respeitado.
Precisam saber lidar com a vitória, superar derrotas. Precisam absorver conhecimento, reagir positivamente com relação a criticas, saber ser admirado, e ter consciência de que serão responsáveis por distribuir alegrias aos torcedores e futuros fãs.
Técnicos, diretores, empresários , por muitas vezes são também psicólogos, médicos, pai, mãe, precisam ter consciência, de que tem em mãos antes de mais nada, um ser humano, que está sendo moldado, e que levará para sua vida profissional muito do que for aplicado durante sua “formação”.
Ninguém ensina a ser jogador de futebol. O atleta precisa ter talento, vontade e ter possibilidade, oportunidade de aperfeiçoar o que no fundo, já nasceu sabendo. Esta talvez seja uma de nossas maiores funções : aprimorar aquilo que o menino tem de melhor, e não falo apenas de seus dribles, velocidade ou então de suas habilidades , mas falo também de convivência , companheirismo, de compartilhar.
Falo de orientação, mas não de posicionamento, de fundamento, mas de hombridade, de honestidade, e de espírito esportivo.
Mais do que formar bons jogadores e garantir que muitos deles possam no futuro trazer benefícios ao seu clube, o Cascavel Clube Recreativo tem a função de formar cidadão com caráter, determinação, e que saiba valorizar e tratar com responsabilidade e seriedade uma das maiores paixões esportivas da nossa cidade.
 
Texto: Patrícia cabral

Comentários