GUERRREIRO DA IMPRENSA - ATI homenageia Jornalista Isolde Ana Jacobi

A Associação Toledana de Imprensa (ATI) vai homenagear a jornalista Isolde Ana Jacobi, com o Trofeu Guerreiro da Imprensa, em cerimônia nesta sexta-feira, às 8h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit). A honraria, definida anualmente em pesquisa junto aos profissionais de comunicação de Toledo, é destinada a profissionais que se destacam ou se destacaram no meio jornalístico e midiático pelos siginificativos serviços prestados em prol de toda a classe e para a comunidade em geral.


A jornalista Isolde Ana Jacobi, natural de Toledo-PR, nasceu em 26 de janeiro de 1958, sendo filha de Valentim (in memorian) e Wally Jacobi. Iniciou na atividade jornalística em 1975, ao participar da criação e redação do jornal em mimeógrafo do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Dario Vellozo.

No ano seguinte conheceu e foi convidada pelo saudoso jornalista Xiquinho Zimmermann, para participar da produção do Caderno Semanal Oeste do jornal “O Estado o Paraná”, onde redigia as notas sobre os acontecimento em Toledo, a mão, em uma folha de caderno e toda semana os assuntos selecionados eram enviados via ônibus à Curitiba.

Por causa a ausência de profissionais na região, os que se aventuravam a escrever para um meio de comunicação eram disputados a tapa. Por isso chegou a escrever para dois jornais ao mesmo tempo e ainda participava de programas de rádio como o do também saudoso radialista Aroldo Martan.
O Jornal “O Estado do Paraná” foi a grande escola de Isa, tendo atuado neste órgão de comunicação por três vezes, totalizando 11 anos de trabalho.

Também passou por duas vezes no Jornal “O Paraná”, nos extintos “Fronteira do Iguaçu”, de Cascavel, “Correio de Notícias”, de Curitiba, “Tribuna do Oeste”, “Correio do Oeste” e “Viver”, de Toledo.


Foi editora da revistinha semanal “Viver Toledo” e colaborou com inúmeros outros meios de comunicação como o Jornal “O Presente”, de Marechal Cândido Rondon e da Revista Oeste, de Cascavel.

Nos últimos 12 anos vem prestando serviços à Faculdade Sul Brasil - Fasul, desempenhando funções como Assessora de Imprensa e, depois, Produtora de Radio Jornalismo da FM Educativa que funciona no campus da instituição e que oferece o único curso de Comunicação Social-Jornalismo, em Toledo.

Segundo o presidente da ATI, Sadi Nunes, a jornalista é merecedora da distinção, por “ sua dedicação ao oficio de informar, pela responsabilidade e imparcialidade com que tratou sua única atividade profissional, por seu compromisso em divulgar o município de Toledo e pelo seu companheirismo na luta por uma imprensa forte em nossa cidade”. 


Para ele, a premiação ainda trata-se “de um reconhecimento público a uma pessoa que na vida pública e privada realizou sua atividade de forma íntegra e que com certeza continuará dando sua contribuição a comunicação por muitos anos”. (SrCOM).

Comentários