Jap´s - Cascavel vai muito bem, obrigado!

Natação de Cascavel fatura o título geral dos Jogos Abertos - (foto: Vinícius Morais).

Concluídas seis modalidades e outras provas e categorias na fase final dos 54.º Jogos Abertos do Paraná (Japs), em Toledo, até terça-feira (15/11), Cascavel isola-se mais na liderança do quadro de medalhas, com bom desempenho na natação e judô principalmente.

Em segundo lugar, Maringá também se distancia do terceiro colocado, Campo Mourão, com uma atuação bastante regular. Foram encerrados o ciclismo, judô, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia.

Além dessas modalidades serão conhecidos os campeões de outras 10: atletismo, basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, vôlei e xadrez. Algumas categorias dessas modalidades, na verdade, já foram definidas: bocha, Masculino B (Maringá) e bolão Feminino B (Ponta Grossa) e Masculino A (Cascavel), além dos medalhistas do xadrez, nas provas relâmpago e rápido.

Das seis modalidades definidas, os campeões são os seguintes: Foz do Iguaçu no feminino e masculino, no ciclismo; Toledo no feminino, e Cascavel, no masculino, no judô; Cascavel no feminino e masculino, na natação; Cascavel no feminino, e Ponta Grossa no masculino, no tênis; Campo Mourão no feminino e masculino, no tênis de mesa; e Maringá no feminino e masculino, no vôlei de praia.

Na modalidade com mais medalhas de ouro (40) até o momento, a natação, Cascavel foi o maior vencedor com 11 ouros, seguido por Colombo, 9, Ponta Grossa, 6, Foz do Iguaçu, 5, Maringá, 4, Campo Mourão, 3, e Toledo, 2. O judô distribuiu 20 medalhas de ouro, destacando-se também Cascavel, com 8 delas, Foz do Iguaçu, Maringá e Toledo, com 3 cada um, Ponta Grossa, 2, e Marechal Cândido Rondon, 1.

Das modalidades em disputa, 13 são pelos dois sexos. A ginástica rítmica é só pelo feminino, e a bocha e o futebol, só pelo masculino. Das modalidades individuais, duas ainda não foram iniciadas, a ginástica rítmica, a partir desta quarta-feira (16/11), e o atletismo, de quinta-feira (17/11). As equipes são representadas por seleções municipais e atletas acima de 18 anos, com algumas exceções. Participam aproximadamente 4.500 atletas integrando 369 equipes de 78 municípios. 

Vale ressaltar que a organização dos Jogos Abertos do Paraná não prevê classificação geral, seja por número de medalhas ou soma de títulos por modalidades. Esse acompanhamento, portanto, mesmo sendo feito pelo site oficial da competição, e mostrando o real desempenho dos concorrentes, não tem valor para premiação além da prevista pelo regulamento.

Comentários