Momento Itália/Brasil - Um encontro com o passado

Evento organizado pela Unioeste é destaque no site Momento Itália/Brasil. Em Cascavel o encontro é organizado em parceria com o MIS - Museu da Imagem e do Som da Secretaria de Cultura do Município.

Um encontro com o passado é o tema da noite de instalação de exposições e show italiano com o cantor Delcio Tavares, no domingo 13 de novembro, a partir das 20h, no Centro de Eventos Emir Sfair em Cascavel. A mostra reúne fotografias e histórias dos descendentes de italianos, em conversas ao fim das tardes, nas rodas de chimarrão, no burburinho das praças e no aconchego dos lares.

De acordo com a professora doutora Beatriz Helena dal Molin, responsável pelo projeto, além da exposição itinerante histórico -iconográfica de painéis sobre descendentes de italianos que colonizaram as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná está sendo produzido para distribuição um calendário e agenda histórica com o mesmo tema a ser oferecido aos descendentes de italianos que participam da pesquisa e aos que se fizerem presentes à abertura do evento.

Posteriormente serão realizados shows de natureza artístico-cultural sobre o tema da descendência italiana e a colonização nesta região paranaense, ou em língua italiana, bem como uma exposição itinerante em painéis sobre os Vestidos de Noiva das descendentes de italianos denominada: o passado de véu e grinalda - a poética dos vestidos de noiva das descendentes de italiano que colonizaram terras paranaenses. Serão produzidos também colóquios sobre a presença dos descendentes que colonizaram as duas regiões.

As exposições serão apresentadas em diferentes locais da cidade a partir do dia 14, aniversário de Cascavel, seguindo posteriormente para o Museu Willy Barth de Toledo, Circulo Italbravi - Circolo Veneto Ítalo-Brasiliano di Coronel Vivida, além dos círculos italianos das cidades de Dois Vizinhos, São Jorge do Oeste, Francisco Beltrão, Palmas, Palotina, entre outros círculos e entidades até junho de 2012.




Fonte:http://www.momentoitaliabrasile.com.br/evento.asp?Codigo

Comentários