O futebol pode esperar

Inauguração  do Estádio Olímpico Regional de Cascavel em 1982
 (
foto de  Chico Tebaldi ) 
Eu me recordo do futebol forte e pulsante do Oeste do Paranaense no final da década de 70 e início da década de 80, que levou o Cascavel Esporte Clube ao título de Campeão Paranaense de 1.980 (o único da sua história).

Nesta época o estádio Theodoro Colombelli "Ninho da Cobra" era um verdadeiro alçapão, a serpente tinha botes certeiros, jogava de igual para igual com grandes adversários. Neste tempo meu amigo, a cidade respirava futebol, o estádio era sempre lotado de fanáticos torcedores que rompiam fronteiras e agradava até os apaixonados por futebol das vizinhas cidades.

Eu me lembro que times como Atlético Paranaense, Coritiba, Colorado e Pinheiros (extintos), Matsubara, Londrina, Grêmio de Maringá, Platinense, Operário de Ponta Grossa, Apucarana entre outros, com toda suas arrogâncias e estruturas, eram abatidos por aqui pelo Cascavel que montava equipes fortíssimas. Dava gosto ir ao estádio nas quartas e domingos para assistir nosso tricolor jogar.

A fama do futebol profissional de Cascavel aumentava a cada dia, a cada ano, ainda mais depois da construção de "Mega Estádio" na gestão do prefeito Jacy Miguel Scanagatta , em novembro de1982 eregiu-se na região Oeste de Cascavel o imponente Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busato que apresentou no seu ponta pé inicial a poderosa equipe do São Paulo, marcando assim a inauguração deste que foi projetado para ser um palco de belos espetáculos e que por ironia do destino mais tarde se tornou um gigante adormecido.

Tempos de glória e de muitas alegrias, lembro-me que nesta época conheci jogadores fantásticos Zico, Paulinho Cascavel, Manoel, Sérgio Ramos, Rubens de Paula, Osmarzinho, Cat, Chico Paulino, Rene, Itiberê, Boni, Bosco, Luis Cláudio, Mossoró, Serginho Jacaré, Dirceu, Nilton, Luiz Carlos Gaúcho, Ocimar, Rubinho, Marquinhos, Freitas, Flávio, Frazão, Claudinho, Jorge Anadon, Hélio Ninho entre outros, esses jogadores formaram algumas das grandes equipes que tivemos por aqui.

O que falar do celeiro que éramos, em Cascavel revelou-se jogadores  como Maisena, Alcindo, Luiz Carlos, Capitão, Marcos Teixeira, Nilson, Denilson, Marcos "Abobora" Teixeira, Marcos Arruda, Valdecir, Toninho, Gilmar Nardi, Edu Cortina, Marcos Palotina, Valter, Cido, Marcos Sanches, Amarildo, Pitty, Ranato Manguinha, Marquinhos, Jefferson, Paulo Borges, Amarildo, Miltinho, Fábio Januário etc..., um tempo onde o nosso futebol era organizado e existia planejamento, a palavra de ordem era  não podemos fazer feio. 


Destaco também que Juliano Belletti Campeão Mundial pela Seleção Brasileira e Campeão por várias equipes do Brasil e no exterior, além de Preto Casagrande Campeão Brasileiro pelo Santos e Campeão estadual por outras grande equipes do cenário nacional, nasceram em Cascavel.

Que saudade que tenho da voz cortante do Edson Morais retratando aquele tempo de alegria, das analises do nosso saudoso Flávio Jardim, dos bastidores com Jorge Guirado e do Cascavel nos gols do Fantástico.

Inexplicavelmente de uma hora para outra o futebol por aqui entrou em decadência, e a cada ano que chega os refletores do entusiasmo vão se apagando. Investidores como Nelson Vetorello, Capelleto, Valdir Sirtolli (in memorian), Edson Lopes desistiram, apaixonados como Jair Bordignon (in memorian) Darci "Tchê"Casagrande bem que tentaram, esboçaram uma reação em 2.009, mas não tem jeito, é muita gente contra.

Abnegados como Alfredo Kaefer e Pedro Muffato Jr. vão tentando, mas são poucos, os empresários de Cascavel na sua maioria estão com suas cabeças em outros focos e principalmente em outras plagas.

Afinal, quem foi que disse que somos o País do futebol, que somos Penta Campeão Mundial, quem sonhou que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil, quem que comprova que o futebol é algo agregador, emocionante, apaixonante, empolgante e quem ousa falar que o futebol se organizado e planejado pode ser muito rentável?

Chega, vou ficando por aqui, porque na minha cidade, o futebol pode esperar.

Até  quando?  

Comentários