Recordar é viver - Bons tempos!

Em 30 de novembro de 1980 o Cascavel Esporte Clube sagrou-se campeão paranaense de futebol, em título compartilhado com o Colorado.

Eram tempos em que o goleiro Zico fazia gol com um chute dado dentro de sua própria área e dava passe ao artilheiro Paulinho Cascavel para completar – o goleiro Joel Mendes foi sua grande vítima.

O CEC foi fundado em 19 de janeiro de 1979 e imediatamente se sagrou v

ice-campeão estadual da segunda divisão, sob o comando do presidente Nelso Vettorello, diretor de futebol Ivo Roncáglio e o supervisor Darci “Tchê” Casagrande.

Além de Zico e Paulinho Cascavel, a força do CEC estava no armador Osmarzinho, Sérgio Ramos (que vinha da seleção brasileira Sub-20), Rubens Laranja, Manoel, Claudinho, Valdeci, Djalma, Doquinha, Edivaldo, Edvaldo Lima, Marcos, Maurinho, Dudu, Renê, Rubens Paula, Cuca, Nilso, Dico e Nelo.

Inicialmente sob o comando técnico de Sérgio Lopes, a campanha foi levada até o fim por Borba Filho, um treinador que fez fama como campeão pelo Coritiba.

O Cascavel foi campeão do primeiro turno e disputou o título contra o campeão do returno - o Colorado. O título seria decidido em um jogo só, em Curitiba.

Mesmo podendo perder por até quatro gols e ainda assim ganharia o título, o CEC estava preparado para uma armação, que se tornou evidente logo ao chegar ao estádio.

Com dois jogadores expulsos e perdendo por 2 a 0, Borba Filho decidiu sacar outros jogadores por motivo de contusões. Como não podia mais fazer substituições e sem haver número legal de jogadores em campo, o árbitro Tito Rodrigues deu o jogo por encerrado.

O Colorado comemorou o título, mas como o CEC podia perder por até quatro gols, deu tapetão: em 4 de dezembro, numa decisão salomônica, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Luiz Gonzaga da Motta Ribeiro, declarou os dois clubes como campeões.

Pela manobra antidesportiva popularmente denominada “cai-cai” (simular contusões para não haver número legal de jogadores em campo) o CEC foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva da FPF, perdendo a vaga na Série Ouro do Campeonato Brasileiro.



Fonte: Livrai-nos!

Comentários

  1. Pois e...esse era o tempo que não haviam tantos mercenarios no futebol, e a marca registrada era a "garra" e a vontade de vencer, por amor a camisa!! realmente bons tempos!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Magela.

    Tentei salvar esta foto para mostrar p/ o Maurinho, pois sou amigo dele e queria saber se ele está na foto deste time. Como seu blog ñ permite q os leitores salvem as imagens (o q considero justo, q fique claro), gostaria de perguntar a você se o Maurinho está nesta foto.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário