A nossa excelência, o Futsal

Por Jorge Guirado

Futsal no Paraná - Pois é. Depois de muitos jogos, de praticamente 9 meses de competição - com paralisação por jogos abertos e por envolvimento de algumas equipes em outras competições como Liga Sul, Liga Nacional etc. -, vai chegando ao fim o Campeonato Paranaense de Futsal da Chave Ouro, a principal competição da categoria no Estado. Estado, aliás, que através de sua Federação promove campeonatos em todas as séries desde sub 7, Chave Bronze, Prata até a Ouro. Sem dúvida é o Estado em que mais se joga futsal no Brasil, e, diga-se passagem, em campeonatos muito bem organizados.

Mais esforço, menos rendimento - Jogou-se até demais, mas isto por culpa de dirigentes. Este ano com o propósito de dificultar a vida daqueles que jogavam a Liga Nacional (Marechal, Maringá e Umuarama) alguns times se uniram no arbitral e convenceram a maioria em jogar dois turnos com quinze rodadas cada. Um monte de jogos para nada. Pura insanidade, pois quem quis isto nem chegou. Veja que para jogar a final cada time terá jogado 38 vezes em 9 meses, podendo ter de jogar 39 se houver um terceiro jogo. Portanto Marechal, Maringá e Umuarama que chegaram até as semifinais e jogaram a LIGA FUTSAL, mais Jogos Abertos do Paraná jogaram mais de 60 jogos. Não é fácil. Haja grupo, elenco, psicologia para administrar estresse, desgaste e tudo mais e, sobretudo, haja dinheiro para bancar tudo isto.

Na final por resultados - Depois disto tudo, de tantos jogos, ficaram apenas aqueles que despontaram durante toda a competição. Não houve a famigerada zebra e nem injustiça. Chegaram à final os dois melhores, sem dúvida. Basta ver os números: Cascavel 26 vitórias, 7 empates e 3 derrotas; Marechal 30 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Apesar de uma ligeira vantagem em vitórias para o Marechal, os dois times são muito bem treinados. Com treinadores e jogadores vitoriosos, ambos são verdadeiros times de primeira (e vale a ambiguidade).

Elenco do Marechal - O Marechal teve dois jogadores - Gadeia e Dyego- durante muito tempo neste ano na Seleção Brasileira; Valença jogou num dos campeonatos mais difíceis, o da Espanha; Renan é um lider e o goleiro Quinzinho bom e experiente. O técnico Marquinhos Xavier é um estrategista: ganhou a própria Chave Ouro, ganhou a divisão B dos JAPs e ganhou a divisão A, chegou a uma decisão da LIGA FUTSAL só perdendo para o melhor time do Brasil dos últimos tempos que era a Malweee. Para completar escreveu um livro muito procurado pelos que vivem no meio do futsal. Gentleman.

Elenco do Cascavel - O Cascavel tem guerreiros como Edigleuson; tem Rafinha e Adeirton, experientes e também com breve passagem pela Espanha; Issamu é seu Samurai e o goleiro Donny, bom, experiente e vencedor. Seu técnico Nei Victor chegou a 7 finais, ganhou 4 títulos, também ganhou JAPs nas divisões A e B, e ganhou Brasileiro de Seleções Sub 20. Não é unanimidade pelo jeito de ser, mas não se pode negar que seja um vencedor. Intempestivo.

Duelo de Titãs - Será uma decisão de difícil prognóstico. Cascavel x Marechal sempre são jogos de muita disputa, pegados, aguerridos. Não tem moleza. São jogadores, na grande maioria, experientes, que não sentem a pressão de jogar em casa ou fora, basta ver os resultados deste ano. Marechal ganhou em Cascavel e o Cascavel ganhou em Marechal, sempre em jogos decididos nos detalhes.

Falta de um local apropriado - O jogo de Cascavel seria para encher o Sérgio Mauro Festugato, principal ginásio público da cidade. Jogo para cinco mil pessoas, sem dúvida, mas infelizmente o jogo, ainda desta vez, será no acanhado Ginásio da Neva, o dito Caldeirão - e até com razão, pois embora, infelizmente ruim para o público, é melhor para os jogadores, pelo piso, pela área de segurança. Aliás, já que não temos a tão decantada Arena Multiuso, que se providencie pelo menos um piso decente para a prática esportiva no Festugatto. Uma decisão deste porte merecia um local mais confortável e seguro tanto para o público quanto para os atletas. Afinal em Marechal há o Ginásio Ney Braga que é muito confortável para todos.

Tradição do Oeste - Teremos de início dois jogos: um em Cascavel, neste sábado, e outro em Marechal, na quarta. Se houver necessidade da terceira disputa também será em Marechal, no outro sábado, pela vantagem conseguida na primeira e segunda fase. A decisão envolve as duas principais forças deste ano, reforça e retoma a tradição da Região Oeste na modalidade. Durante muito tempo as decisões ficaram aqui entre Cascavel, São Miguel do Iguaçu, Foz e por último Marechal. Torcemos por grandes e tranquilos jogos. O titulo de campeão com certeza estará em boas mãos.

Moleza mesmo - só se você ficar em casa acompanhando pela CATVE, pelo portal CATVE.TV ou pela CATVE FM. Na TV e no PORTAL eu, Otil e o Magela estaremos ao vivo desde as 19 horas mostrando resumo das semifinais e os bastidores do jogão e na FM o Jonas Sotter, Romankiv e o Reginho. É só separar a cervejinha, a pipoca e ligar um botãozinho. Te esperamos e agradecemos seu prestigio! 

Fonte: catve.tv


Comentários