Futsal do Paraná cada vez mais forte

Jesuel de Souza - No arbitral na FAG
A cidade de Cascavel viveu neste sábado (16-02) um dia muito especial em relação ao futsal, aconteceu nas dependências da FAG - Faculdade Assis Gurgacz o Arbitral promovido pela Federação Paranaense de Futsal presidido pelo competente Jesuel de Souza Chancelado pela experiência do Coronel Abrão e demais membros da parte executiva da federação.

Arbitral de alto nível, discussões equilibradas, decisões importantes e a certeza de que teremos novamente uma grande e organizada competição, desta vez com quinze equipes considerando a desistência do Toledo Futsal que não aguentou e pediu para sair, por falta de patrocínio, infelizmente, é uma pena, o nosso vizinho município tem uma bela praça desportiva e um dos belos ginásios do estado.
Participantes: Cascavel, ACF Cascavel, Umuarama, Marechal, Maringá, Marreco, Quedas, Ponta Grossa, Ivaí, Paranavaí, Pato Branco, Foz Cataratas, Foz Futsal, Guarapuava e Campo Mourão.

Da forma de disputa: Na primeira fase as equipes se enfrentam em turno único e classificam-se 12. E os três últimos colocados disputarão um triangular que apontará uma equipe para o descenso. Na segunda fase as equipes se separam em dois grupos de 6 e jogam em turno e returno. Na reta decisiva, quatro equipes de cada grupo se classificam e são organizadas em cruzamento para a fase de mata-mata. As equipes se enfrentam com a possibilidade de três partidas nessa fase. A competição começa dia 15 de março.

No arbitral também pude conhecer e falar um pouco com o simpático Didi, que não é o trapalhão, mas promete atrapalhar a festas dos "gigantes", Cascavel, Copagril, Maringá, Umuarama, Guarapuava e Ponta Grossa, este último já tido por muitos como um forte candidato ao título, pois asseveram que montaram uma equipe experiente e competitiva para buscar o título, que não se "Keima" a língua. Mas isso é assunto para mais tarde, esperemos o apito do juiz.

Voltando ao caso do Didi - que também é secretário de esportes de Ivaí , uma cidade de 14 mil habitantes, onde a base da economia é a agricultura, traz como treinador o Dedé e tem como base da equipe jogadores da região, logo é importante informar que Ivaí está localizado entre Prudentópolis e Ponta Grossa na importante região dos Campos Gerais do estado, Dídi relata que tem um belo e novo ginásio de esportes com capacidade para 1.500 pessoas e que todos os jogos tem casa, "é um povo que ama futsal" completa ele.

A Catve transmitiu o arbitral AO VIVO pelo portal catve.tv, com grande volume de pessoas conectadas acompanhado, importantes deliberações. E sobre as transmissões das partidas pela Catve/EParaná , assegurou-se que neste ano terá um número maior de jogos televisionado, a presença do Secretário de Esportes do Estado Evandro Roman, trouxe apoio irrestrito do Governo do Paraná, além dos apoios de uma cervejaria e das Bolas Kagiva.

E para finalizar, Cascavel terá dois representantes na competição, além do Cascavel Futsal, junta-se ao baile a equipe da dupla Cafú/Ademir o ACF/Cascavel, que desembarca da cidade das flores e busca guarida na região leste/norte de Cascavel adotando como seu novo ninho o "Alçapão" do São Cristóvão, comprometido pelo secretário de esportes de Cascavel Wanderley Faust. Boa sorte a todos!


Comentários