LUZ, CÂMERA... JORJÃO


“Entrem senhoras e senhores, que o show já vai começar, a grande atração é o Jorge Guirado, vindo do Norte, do Paraná.”

Parafraseando o nosso amigo em comum o excelente cantor e compositor Anizio Rocha, inicio este texto na pretensão de retratar um pouco da bela trajetória de Jorge Luiz Fernandes Guirado – O Mago da Televisão Paranaense.
Minha historia com o Jorge Guirado iniciou em 1.988, no restaurante do “Casinha” – Antônio Casagrande, no Salão Social do Tuiuti Esporte Clube em Cascavel, lá estava eu suando a camisa como ajudante do bar do maior clube da cidade e a movimentação era intensa.

“Jorge Guirado é uma pessoa espetacular, impar e com qualidades raras: fraqueza, legítimo, correto, autêntico, com opinião própria e forte. É uma pessoa que faz a diferença por onde passa, deixando sempre um rastro de competência profissional” – Professor Eloi Kruger.

Ao mesmo tempo muitas coisas estavam acontecendo, eram músicos ensaiando para mais uma edição do FERCAPO – Festival Regional da Canção Popular, compras chegando do mercado, bebidas sendo descarregadas, pessoas que entravam e saiam do clube em ritmo alucinante.

David Souza, Jorge, Neto e Otil
“Jorge Luiz, um irmão de coração, um amigo de todas as horas nas alegrias e nas tristezas, um cara verdadeiro, leal e um ser humano da melhor qualidade.” – Otil Bandeira – Repórter esportivo.

A equipe de externa da TV Tarobá, puxando cabos, instalando as câmeras e tomando todas as providências para mais uma transmissão ao vivo, e no comando da equipe eu via um jovem, alto, com um vozeirão inconfundível que dizia: eu quero que instale uma câmera ali no fundo do salão na parte superior, outra ali do lado direito e outra ali do lado esquerdo e duas na frente do palco - e assim foi falando e gesticulando com um domínio total do ambiente.

“Olha Magela, estamos passando para falar de uma pessoa que não só eu, mas juntamente com meu filho Natan, temos um carinho e uma admiração muito grande pelo Jorge Guirado. Jorjão, queremos que saiba que mesmo estando um pouco distante, em função da nossa personalidade forte, você representou e representa muito pra nós, meu filho é seu fã, jamais iremos esquecer das oportunidades que tivemos contigo, somo gratos por tudo. Sucesso, que Deus te ilumine com sorte e saúde, pois és um camarada do bem!” – Helio Kalo – Treinador e comentarista esportivo.

Pensei: nossa até agora são cinco câmeras dentro de um espaço tão pequeno, até parece transmissão de futebol, queria eu estar em casa para assistir sem perder nenhum detalhe, e justamente para não perder nenhum detalhe é que registro nos anais da história o que sei deste gigante um dos pioneiros em televisão de Cascavel.

Jorge L. F. Guirado, Humorista Diogo Portugal e Jorge Guirado
“o sentimento que eu tenho do meu pai é saber que sempre posso contar com ele, independentemente do que seja. Amigos brigam, amigos brincam, amigos ensinam, e aprendo muito, assim é como eu me sinto em relação a ele, além de pai, um amigo!” – Jorge Luiz Fracaro Guirado

Perfil:
Jorge Luiz Fernandes Guirado, 60 anos, nascido em Londrina/PR tem uma história de paixão e respeito por televisão, começou como auxiliar de escritório, em 1976 na afiliada da Band:TV Tarobá de Cascavel, onde foi o primeiro funcionário. Em 1980 João Milanez, dono da TV Tarobá já antevia a capacidade de administração de Guirado, a quem lançou como diretor geral na emissora. Guirado tinha então 22 anos.

Jorge Guirado - no comando do EPC da Catve
"Sou muito grato a João Milanez que me deu a oportunidade de ser um profissional de comunicação, ter um pouco de seu espirito e determinação. Se não fosse ele talvez eu fosse um perna de pau do Futebol em Londrina", Jorge Guirado.

Na filial da Band Guirado criou e colocou no ar vários programas, apresentou o “Melhor da Rodada” e “Placar de Opiniões”. Foi ainda na Band que deu o pontapé inicial para a criação e implantação da afiliada TV Tarobá de Londrina, inaugurada em 1996, a qual dirigiu por sete anos. Nesta, comandou as narrações de jogos de Futsal Série Ouro, Sul Americano de Seleções de Futsal e Liga Futsal além da Copa Libertadores da América, Campeonatos Gaúcho e Paranaense de Futebol.

Nos anos 80 participou da organização da Taça Tarobá de Futsal. Ao seu encargo as transmissões dos jogos semifinais e finais mostravam uma nova e aguerrida forma de fazer esporte em televisão.

Em 96 quando o Cascavel Futsal disputou a Série Prata, foi vencendo dificuldades e enfrentando desafios que Guirado deu início às transmissões do paranaense e a partir daí, a arrancada para fazer todos os campeonatos ao vivo na Tarobá, onde foi diretor geral por 21 anos.

Guirado teve participação fundamental em grandes coberturas como as Copas do Mundo de 1986, 1990 e 1994, Olimpíadas de Los Angeles e Atlanta. Outros grandes eventos  como Stock Car, Fórmula Truck, Mundial de Motovelocidade, Carnaval do Rio de Janeiro e da Bahia.

Como diretor de imagens tem uma folha de serviços invejável, com coberturas para Band, SBT, Globo e ESPN, dos Campeonatos Brasileiros de Futebol, Copa dos Campeões, Copa do Brasil, Libertadores da América, Pré-olímpico de Futebol, Liga Mundial de Voleibol e Copa América de Futebol.

Dirigiu também as três etapas da Fórmula INDY realizadas no Rio de Janeiro com transmissões para ABC e ESPN INT dos EUA, Band e SBT e ainda o Pan-americano de Basquetebol em Montevidéu no Uruguai.

Durante cinco anos dirigiu imagens da Fórmula-3 Sul Americana para ESPN Internacional na Argentina , Uruguai e Brasil, as etapas brasileiras da World Series e da WTCC, entre outras categorias do automobilismo nacional. A partir de 2004, já na CATVE e Educativa do Paraná deu início ao projeto, entre outros, da cobertura da Taça Brasil, Liga Futsal e seleção brasileira.

A ideia de ter a própria emissora de televisão surgiu quando houve a cisão da sociedade na Tarobá. Experiência não lhe faltava e implantar a CATVE foi consequência natural de quem sabe que a capacidade para enfrentar pressões e ações contrárias fazem parte dos passos para o sucesso. “O sucesso é consequência de muito trabalho, dedicação e de gostar do que faz. Nada supera isto”, afirma.

Passado e presente se unem para contribuir no desempenho da função mais importante de sua vida. A função de pai. Pai que quer ver os filhos graduados, mas principalmente formados como cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Perfil extraído do Blog do Ilivaldo (http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br).

Hoje dirige com a habilidade e a competência que lhe é peculiar o Grupo Catve de Comunicação (Televisão, Rádio, Portal e Máster) está ultima geradora de eventos televisivos, com um vasto calendário anual gerando imagens dos principais eventos esportivos, políticos, cultural do país. Empresas do Grupo Assis Gurgacz.

Jorge Guirado e algumas personalidades entrevistados por ele

“Jorge Guirado é uma amizade diferente, pois passamos muitas situações juntos e devo muito a ele pela minha evolução tanto profissional como pessoal. Gostaria muito de desfrutar mais da convivência e da amizade dele, mas infelizmente vivemos situações e mundo diferentes, cada um do seu jeito, mas sou um admirador do Jorge Guirado, como pessoa e como profissional” – Nei Victor – Treinador.

Ao completar 40 anos de Cascavel, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma homenagem a ser feito para Jorge Guirado, a entrega do Titulo de Honra ao Mérito, acertadamente, em notório reconhecimento público das suas atividades frente ao setor de comunicação da cidade contribuindo para que Cascavel se tornasse reconhecida em todo Brasil. Jorge também já foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário, homenagens essas muito merecidas.

Sem dúvidas que 40 anos de Cascavel é um marco histórico, guardadas as devidas proporções, por 40 anos Moisés conduziu o povo no deserto em busca da terra prometida, e podemos afirmar que há 40 anos Jorge Guirado tem conduzido centenas de pessoas em busca de suas realizações pessoais e profissionais influenciando muitas gerações.

Há pessoas que são únicas, inesquecíveis, há pessoas que tem um chamado, muitos negligenciam este chamado, mas existem aqueles que assumem com galhardia a carreira proposta, um deles é este pé vermelho de nascença, mas cascavelense de coração.

Mirella com seu pai.
”Cresci vendo meu pai trabalhar, sem ser puxa saco, ele é com toda a certeza a pessoa mais esforçada que eu conheço. Ele tem essa “fama” de ser bravo e durão, mas na verdade tem um coração tão grande quanto seus 1,95m de altura. Admiro sua autenticidade, sua coragem e a maneira como encara os problemas, com ele não tem mi mi mi, ou é ou não é, simples assim! Na vida e no trabalho sempre pensa primeiro no bem estar do próximo. Então acho que não é clichê nenhum dizer o quão orgulhosa eu sou em tê-lo como amigo e pai!“ - Mirella Fracaro Guirado Ibara.

Guirado é um homem que não se deixa vê-lo chorar, deveras chora escondido, a única vez que o vi chorar foi na ocasião do passamento do seu pai seu melhor amigo, o famoso Zelão. Quando eu, Luizinho e Otil fomos a Londrina no velório do seu saudoso pai, eu pude presenciar seu choro, de pé ao lado do caixão, ficou um bom tempo parado, num silêncio ensurdecedor ao tempo que as lágrimas banhavam seu rosto.


Jorge Guirado e o seu saudoso pai José Fernandes - Zelão
Também sei que entre tantas perdas que se tem durante uma vida, cada vez mais vamos ficando tristes, fragilizados, a perda de um ente querido é algo que não cicatriza, não sara. Para Guirado as perdas de seu pai - melhor amigo, e dos inesquecíveis Itagiba Fortunato (Grafica Tuicial), Tito Muffato (Empresário), Ito Fracaro (ex cunhado), Darci Dona (diretor de tv), Luciano do Vale (narrador esportivo), entre outros, abriu uma cratera no peito de Jorge, algo que não se fecha, que não se repara e vai deixando um gosto amargo na garganta, um aperto no coração e a incompreensão do fim da vida.

“Acredito na possibilidade de uma amizade se transformar ao longo do tempo, claro que nem sempre na direção de algo positivo. Porém neste caso, a amizade me possibilitou conhecer melhor este amigo, entender como pensa e como reage frente aos fatos e ao mundo, principalmente com um humor inteligente e com bom senso. Assim defino meu carinho por este grande amigo Jorge Guirado, uma transformação positiva a qual me orgulho em cultivar. Forte abraço e muita saúde meu amigo.” – Marquinhos Xavier - Treinador da Seleção Brasileira de Futsal.

Jorge Guirado entre seu filho Benjamin e sua esposa Eliane
Para quem é mais próximo e tem a oportunidade de conviver com ele no dia-a-dia, é comum ouvi-lo exaltar e relembrar os bons momentos que vivera com os seus amigos, quer seja no futebol da gráfica com Itagiba, Tito e toda turma, quer seja no trabalho com Dona, ou no Brasil a fora em transmissões com o “Bolacha” – como se refere carinhosamente ao Luciano do Vale, mas Jorge também valoriza demais os que vivem, por timidez divide suas intimidades com poucos, mas por abnegação divide seu companheirismo com muitos.


Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar! (Oswaldo Montenegro).


 “Jorge Guirado. Homem correto e ético. Inteligente. Excelente profissional que dá oportunidade a todos. Conhece de televisão como ninguém” Vanderlei Luiz Ratto - Apresentador.

Sei que após a leitura, muitos estarão se perguntando: porque o Magela não me ouviu, tenho tanto para falar da amizade que tenho com Jorge? Mas se acalmem, é proposital, essa escrita é apenas uma amostra de algo maior que pode pintar por aí, desta forma todos que convive com ele serão oportunizados.

São muitas memórias, inesquecíveis lembranças, momentos marcantes, alegrias e angustias envolvendo os atores que já saíram de cena e não do coração e o enredo continuam com aqueles que seguem nos palcos da vida, e ao Jorge cumpre compartilhar, cobrir cada detalhe, pois sei o que ele mais valoriza é retratar o cotidiano com sensibilidade e clareza, tudo através da - Luz, Câmera, Ação!

Autor: Geraldo Magela

Comentários