Nilton Jr. - Um Coração de Ouro!

Nilton Jr. é daqueles seres humanos que agente gosta gratuitamente, a ele é lógico que se juntam um número restrito de pessoas que reservamos no peito um lugar especial para guardá-los. Sim, o que dizer da falta que me faz o meu saudoso amigo - O Íntimo da Bola - Flávio Jardim. Coincidência ou não, esta saudável lembrança faz os olhos do meu entrevistado lacrimejar.

Nilton Jr. nasceu em 1958 na cidade de Guarapuava PR e revela ter iniciado no rádio  como hobby, pois era muito bem empregado na Telepar - Antiga empresa de telefonia do Paraná. Foi em 1974 na Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão que ele começou fazendo de tudo um pouco, foi Disc Joquei ( DJ), Locutor Comercial, Locutor de Noticiários e mais tarde foi Repórter de campo cobrindo o futebol amador para uma rádio de Goioerê no noroeste do estado.

Nilton Jr. se resume em um homem simples com uma timidez que "choca" pelo fato de ter angariado grande popularidade através da sua voz que ecoa para milhares e milhares de pessoas nas ondas dos 650 AM da Rádio Colméia de Cascavel com o Plantão Esportivo mais respeitado do estado e por que não do país, e que faz da emissora, muito bem dirigida pelo competente Orildo Pasa, líder de audiência também no esporte.

Chegou em Cascavel em 1985, ano que o futebol profissional da cidade ainda respirava o famoso título de Campeão Paranaense de 1980, título este dividido com o extinto Colorado,  nesta época o Cascavel mandava no futebol do oeste sendo por diversas vezes o "campeão" do interior, era temido pelos seus adversários e até os times da capital muitas vezes se curvavam diante do veneno da serpente.

E foi em 1987 que Nilton Jr. encontrou a rádio Colméia de Cascavel, foi um casamento perfeito, na sua estréia como plantonista esportivo, o ótimo narrador da época Sandro Santos e o “eterno” comentarista Flávio Jardim, da cabine do estádio da capital do estado onde transmitiam Atlético Paranaense x Cascavel Esporte Clube, ao ouvirem a voz de Nilton Jr que marcava sua estréia naquela noite, pulavam e se abraçavam como se tivessem descobrido uma pérola e tinha, pois naquele momento nascia aquele que fora batizado por Flávio Jardim como: Nilton Jr. "O Plantão de Ouro".

Já se passaram quase 25 anos só de rádio Colméia de Cascavel ao todo são 37 anos de profissão, e Nilton diz que o plantão esportivo do rádio brasileiro se divide em duas fases: Antes e depois da internet, “ Olha Magela antigamente pouca gente se interessava em ser plantonista,  pois os resultados e as notícias dos esportes eram colhidas através de telefonemas e dos ouvidos colado nos rádios, teve uma época que eu tinha mais de oito aparelhos de ondas curtas ligados, eu ouvia as notícias, anotava os resultados e depois gravava para colocá-las no ar, minha casa era extensão do meu trabalho, eu ficava 24 horas ligado nas informações, para mim isto é muito mais do que um simples trabalho é uma paixão, faço por amor. Hoje felizmente a internet veio facilitar, a notícia chega mais rápido e é menos cansativo mais eu não abandonei o hábito de buscar as notícias pelo rádio, tem muita informação que só tiramos do rádio”.

Hoje ele forma com Edson Morais, Jota Oliveira, Antônio Abelardo, José Roberto Benjamin, Pedro Mikilita, Andoza Ferreira e Elio Kallo que se juntou à  turma agora, uma das melhores equipes esportivas do rádio brasileiro e isto eu atesto com muito orgulho.

Nilton revela estar muito triste com a situação que vive o nosso Cascavel e afirma: Sem um planejamento adequado e sem ousadia é difícil se manter na primeira divisão e se torna impossível conquistar um título novamente”.

Bate Bola:

Uma alegria: “Foi um jogo do Cascavel no início da década de 90 em Cambará diante da forte equipe do Matsubara, para o Cascavel só a vitória interessava, era jogo valendo classificação e para piorar as coisas o Matsubara saiu na frente marcando um a zero, ficamos apreensivos, de repente o Edson Morais narrou gol de Irineu  ( o mesmo Irineu que hoje está no CCR) empatando a partida, e ainda comemorávamos e o Morais de novo narrou gol, era mais de um de Irineu, foi tão rápido que eu e os ouvintes pensamos que se tratava do primeiro gol do Cascavel, mas para alegria de todos estava confirmado, era a virada da serpente que venceu o jogo por dois a um”;
Uma tristeza: “Foi dar a notícia do falecimento do meu companheiro e grande amigo Flávio Jardim no meu plantão, isso me doeu muito, foi como se tivesse tirado um pedaço de mim” – Afirma emocionado.
Um time: Paraná Clube
Uma frase: “Já esta na hora da nossa cidade ter um time do tamanho de Cascavel, um time da altura do seu povo” – Edson Morais
Uma admiração: “A imprensa Gaúcha, para mim é uma das mais competentes e profissionais do País.” Finaliza Nilton Jr. – Um coração de Ouro!

Por Geraldo Magela





Comentários

  1. Magela, parabéns pela homenagem prestada a este grande profissional do esporte de cascavel que a muito tempo nos mantém bem informado com o seu plantão de ouro, este cara merece mesmo tal homenagem, trata-se de uma pessoa simples, humilde e um coração de ouro, você tem razão.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo, que felicidade sua ao ter a sensibilidade de retratar o grande carater e profissionalismo do Nilton, ouça este cara desde de 89 quando cheiguei em cascavel e o cara é fera mesmo, ainda mais quando tras boas notícias do meu gremio.

    Ataíde - guarujá

    ResponderExcluir
  3. MAGELA, O NILTON JÚNIOR É DA VELHA GUARDA, ELE, ADO JÚNIOR, OSNI IORI, FLAVIO JARDIM, MIKILITA, JAIR JÚNIOR, SANDRO SANTOS E O GALO ENTRE OUTROS MARCARAM UMA GERAÇÃO, SEMPRE FORAM EXCELENTES NA COBERTURA ESPORTIVA, PARABÉNS PELA HOMENAGEM AO NILTON, ELE MERECE.

    WALTER BRÁS S. SILVA

    ResponderExcluir
  4. o maior narrador da historia do rádio de cascavel faleceu em agosto, no recife aos 57 anos, depois de ter passado por: Globo , tupi (rio) o hiatta Junior estava na Jornal do comercio do Recife> ele veio a cascavel para transmitir um jogo amistoso do Marília, na ocasião não não conseguiu linha (problemas de sempre) ai ele foi até o estúdio da rádio colmeia, falou com o Lourival neves pedindo se dava para transmitir o jogo do estúdio da rádio, o Lourival respondeu que não haveria problema,más como como conseguiria transmitir do estúdio se o jogo éra no Olímpico e não tinha o recurso da televisão??? Hiatta, respondeu: "deixa comigo" transmitiu o jogo via telefone e com um fone de ouvido ouvindo a transmissão da Rádio colmeia. lourival ficou impressionado com o cara e tratou de contrata-lo. este foi a maior fera do Rádio esportivo de cascavel. comentarista não teve ninguem melhor que o Binde Araujo. reporteres Aroldo martan e Luis Carlos Souto. quanto ao Nilton, realmente é o maior plantão de todos os tempos do Rádio local.
    Obs: não lembro se o jogo foi no Olímpico ou ninho da cobra, tambem não lembro quem éra o narrador da Colmeia naquela noite.fico devendo estas informações.

    ResponderExcluir
  5. de fato, você lembrou bem, o hiatta éra um narrador do primeiro time do Rádio esportivo Brasileiro,quando veio a Cascavel pela primeira vez trabalhava em Marília, e aqui esteve para transmitir o jogo do Marília x Cascavel, a historia que você conta sobre a transmissão direto do estudio da Rádio colmeia é a mais pura verdade, o Hiatta ouvindo no fone o narrador da Colmeia chamado ferrari junior, transmitiu o jogo com uma desenvoltura que parecia estar no estádio. eu vou mais alem, no rádio esportivo de Cascavel os que vieram depois nem se quer se aproximaram da sua genialidade e competência.

    ResponderExcluir
  6. Magela,parabéns pelo blog, e parabéns a todos que estão colaborando com a historia do rádio tô achando muito bacana e gostaria de contribuir lembrando de outros grandes nomes como, Chico Natal, ado Junior, Cacau, e este reporter da Colmeia que é muito bom, o Abelardo, uma baita reporter.o Nilton junior que é uma unanimidade. um abraço a todos

    ResponderExcluir
  7. já fui Radialista em Santa Catarina,atualmente estou morando em Cascavel, sou representante comercial, más não deixo de ouvir o bom e velho Radinho de pilha, neste período em que estou morando aqui tenho acompanhado bons profissionais do Rádio esportivo, muitos deles não se perpetuaram, não fizeram nome por uma razão,trabalharam por períodos curtos interrompendo a carreira, é o caso do Crespin, do Luis Carlos Largo, do Edsom Queiroz, do Djalma Santos.grandes profissionais que não tiveram seus nomes reconhecidos na sua terra de origem.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber aonda caminha meu amigo Sandro Santos ? Esteve aqui na Rádio Central do Paraná, Ponta Grossa.

    ResponderExcluir
  9. olha meu caro,o Sandro santos passou por Cascavel na década de 80 onde por uns 3 anos aproximadamente apresentou um programa de debates de grande audiência,o seu sonho éra voltar para Chapecó para onde foi, acredito que ainda esteja por lá.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Magela, já que o assunto é este me permita. o Problema em Cascavel é exatamente a falta de patrocinadores no Rádio esportivo ao contrário de Toledo. se não a patrocínio não tem como transmitir futebol que é um evento caro, bravamente a Colmeia ainda faz futebol, é a única que caprichosamente continua firme. profissionais tem bastante e com qualidade na cidade para tais funções, ocorre que montar equipe para operar no vermelho e no minimo irracional.é uma pena.

    ResponderExcluir
  11. quero parabenizar o magela pela homenagem ao amigo de telepar o nilton junior com o qual trabalhei e lembro neste momento do falecido oldemar gramer da b 2 o paulo edsom da bandeirantes e o antonio augusto da guaiba, todos exelentes plantao do radio brasileiro

    ResponderExcluir
  12. entrem no blog do Milton Neves no: "que fim levou Paulinho Cascavel" e vejam que figuraça estranha vai aparecer.

    ResponderExcluir
  13. desculpem a informação acima esta errada, o correto é: paulinho cascavel antes e depois, entrem neste blog e vejam que a figura que aparece nem se parece com o paulinho cascavel, mudaram a foto.

    ResponderExcluir
  14. peço desculpa pois me enganei em relação a informação acima, na verdade a foto do paulinho cascavel que não é o paulinho cascavel esta na seção antes e depois do proprio milton neves entre lá e confira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário