SOBRE A RÁDIO CATVE FM


Eu pensei que a mesmice, as rimas fáceis, os versos frouxos tinham tomado conta da programação de inúmeras rádios FM. Pensei até que tinham assassinado a boa música. Pensei! Enganei-me.

Nem tudo está perdido. Já existe opção para aqueles que, como eu, não ouvem músicas através de rádios. Agora não mais. Ao sintonizar 91,7 você encontrará um mundo bem diferente.

A Catve FM é a antítese de tudo que rola no ar ‘poluído’ das FM. Que me desculpem os amigos das demais emissoras com frequência modulada, mas a música brasileira foi banalizada ao extremo nos últimos tempos. Esqueceram dos festivais, ignoraram os arranjos bem feitos, bestializaram as composições, mercantilizaram mediocridades. É raro uma canção bem feita virar sucesso.

Vulgarizaram nossa música de tal forma e tanto que o verso mais tocado é o impensável “Ai! Se eu te pego”. Com todo o respeito. A maioria merece. Nesta terça feira de Carnaval, resolvi verificar algumas obras da Secretaria, entrei no carro e sintonizei a 91,7 e fiquei estupefato. Rolava, pasme! “Meus caros amigos” de Chico Buarque. Engataram uma segunda e trouxeram aos meus ouvidos a doçura de “O mundo anda tão complicado” de Renato Russo. Depois veio Jota Quest, Billy Joel, Ivan Lins e me conquistaram de forma definitiva quando desaguaram para o meu prazer a incrível “Beira mar” com Gilberto Gil.

Foi a primeira vez que ouvi esta música nas ondas do rádio. Oxalá continue assim. Fui vagarosamente pelas ruas me deliciando com o que ouvia. Não tinha pressa para chegar ao destino desejado. Aliás, olhei de relance as obras, eu queria mesmo era voltar rápido para o carro. Para os hedonistas posso afirmar que já é possível viajar sem sair do lugar.

Nas caminhadas solitárias que faço tenho comigo uma seleção com mais de 200 músicas gravadas no MP3. Já sei a ordem e as canções de cor, tantas foram as vezes que ouvi. Vou abandoná-las e comprar um aparelho onde eu possa sintonizar a 91.7. Quero saborear o que virá. As caminhadas serão deliciosas, afinal, temos uma rádio gostosa….de ouvir.
Artigo de: Luiz Carlos Marcon – lcmarcon@gmail.com
Para conferir a rádio Catve Fm acesse o link - http://catve.tv/fm/

Comentários