Maringá confirma favoritismo e fica com título de Campeão Geral


Terminou em grande estilo a 55ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, realizado de 21 a 29 de setembro em Maringá com a participação de 3.200 atletas em 20 modalidades. A cidade sede levou o título de campeão geral dos JAPs com o melhor desempenho de uma cidade em todos os tempos. Com 627 pontos Maringá abriu 145 pontos para a vice-campeã, Cascavel.

O último dia dos JAPs foi repleto de emoções nas quadras, no campo, na piscina, no tatame e até mesmo no campo aberto com o retorno em exibição da prova do tiro. Na piscina do Maringá Country Clube quem mais se inclinou para receber medalhas foram os atletas de Foz do Iguaçu. A Cidade das Cataratas ficou com o título no masculino e no feminino, levou 44 das 120 medalhas distribuídas, sendo 20 delas de ouro.

No karatê o destaque foi a cidade de Araucária, única a levar dois troféus, um no masculino de campeão e outro no feminino de vice-campeão.

No Estádio Willi Davids, Araucária e Maringá fizeram a final do futebol masculino, e com gol de Pedrinho aos 25 minutos do segundo tempo os maringaenses voltaram a comemorar um título no futebol. Araucária que já havia ficado com o vice em 2011, repetiu o desempenho neste ano, com Francisco Beltrão completando o pódio.

Futsal

No futsal, uma final de arrepiar com Cascavel e Maringá. O bom público no Ginásio Chico Neto se decepcionou com Cascavel abrindo o placar no início do primeiro tempo. Maringá contou com a torcida que inflamou a equipe para virar no segundo tempo e segurou o resultado de 2 a 1 para comemorar o título. Ponta Grossa venceu a disputa do terceiro lugar e ficou com o bronze.

No handebol masculino o clássico entre Londrina e Maringá também teve emoção do começo ao fim. Equilibradas nenhuma equipe abriu grande vantagem e com menos de um minutos para acabar o jogo a diferença de Londrina aumentou para três gols, Maringá se recuperou, diminuiu para um gol apenas, mas não soube aproveitar um contra-ataque com 10 segundos e acabou levando o último gol que selou o ouro para os londrinenses, vencendo por 26 a 24. Cascavel completou o pódio do handebol masculino.

volei


O tradicional voleibol masculino de Maringá até passou um susto ao perder o primeiro set para Araucária na decisão do ouro. Mas a equipe reagiu, venceu os três sets seguintes e faturou o título pelo sexto ano consecutivo. O voleibol masculino de Maringá é o maior vencedor dos Jogos Abertos do Paraná, e novamente no caminho encontrou a equipe de Araucária que ficou com o vice-campeonato. Cascavel venceu o duelo contra Foz do Iguaçu e completou o pódio do voleibol.

Logo após receber o troféu de campeão do voleibol, Maringá aproveitou a euforia dos atletas para receber também o troféu que volta a figurar como objeto de desejo dos municípios paranaenses. A Cidade Canção foi a última a levar o título em 2009 em Francisco Beltrão, e no retorno do Campeão Geral, em casa, Maringá teve o melhor desempenho de todos os tempos de uma equipe nos JAPs.

A cidade sede faturou onze títulos (voleibol masculino, futebol masculino, futsal masculino, rugby masculino, vôlei de praia masculino, vôlei de praia feminino, taekwondo masculino, taekwondo feminino, tênis masculino, ciclismo feminino, bocha masculino). Teve ainda treze vice-campeonatos e cinco terceiros lugares. Dos 35 troféus possíveis, Maringá conquistou 29. Todo esse desempenho também foi alavancado no número de medalhas. Foram 45 medalhas de ouro, 51 de prata e 37 de bronze, e o total de pontos alcançado pela equipe foi de 627.

Cascavel que ficou com a segunda colocação geral, chegou aos 482 pontos conquistando cinco títulos, sete vice e oito terceiros lugares, e no quantitativo de medalhas ficou com 39 de ouro, 32 de prata e 53 de bronze.
Ponta Grossa mostrou eficiência para ficar com a terceira colocação. A cidade alcançou 332 pontos com apenas dois títulos, um vice campeonato e quatro terceiros lugares. O desempenho de medalhas da cidade é bem menor que os primeiros colocados. A cidade dos campos gerais alcançou 16 ouros, 17 pratas e 14 bronzes.
Completam a lista das dez primeiras, com 26 pontos atrás de Ponta Grossa ficou Londrina com 306 pontos. Em quinto aparece Campo Mourão com 250 pontos, em sexto ficou Foz do Iguaçu com 242 pontos. A sétima colocação é de Toledo com 228 pontos, em oitavo ficou Paranavaí com 161, nono para Araucária com 137 pontos e na décima colocação ficou Pato Branco com 127 pontos.

Os Jogos Abertos do Paraná é a maior expressão esportiva de rendimento do Estado do Paraná e nesta edição, a de número 55, foi desmembrada em duas datas as duas divisões em que é disputada. A divisão B, com fases regionais realizadas em maio e junho, revelaram campeões para a fase final que foi realizada em agosto em Foz do Iguaçu. Na divisão A, os melhores do ano passado acrescentados os que ascenderam da divisão B, além das modalidades individuais, fizeram a maior festa esportiva em Maringá desde a última sexta-feira dia 21 até este sábado dia 29.

A realização dos Jogos Abertos do Paraná é do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte. A responsabilidade estrutural da competição foi do município de Maringá. As entidades que administram o esporte no Estado são responsáveis pela arbitragem. Os municípios participam com atletas federados, nascidos, trabalhando ou estudando em sua sede ou ainda convidados obedecendo os limites regulamentares em cada modalidade. Em 2012, assim como no ano anterior, o patrocínio foi da Renault.

O fogo simbólico representando o espírito olímpico foi apagado na noite do sábado (29.09), não tem data ainda definida para ser acesa novamente, mas sabe-se onde isso vai acontecer. Em 2013 a fase final da divisão A dos Jogos Abertos do Paraná serão realizados em Cascavel, cidade que recebeu os JAPs pela última vez em 2008.

Fonte: Comunicação JAPs

Comentários